Junta de Freguesia de Couto Junta de Freguesia de Couto

Caracterização

Couto

População

A freguesia do Couto pertence ao Concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. Ocupando uma área de 6,20 km2, esta freguesia situa-se a cerca de 3 km a norte da sede concelhia, nas margens esquerda do ribeiro de Porta Cobelo/Talho e do Rio Vez, bem como nas margens direita do Rio Ázere e da ribeira de Porto Avelar. Constituída pelos lugares de Selim, Pinheiro, Porta, Bouça e Aldeia, a freguesia do Couto caracteriza-se ainda por confinar a norte com Gondoriz, limitada em parte pelo ribeiro de Porta Cobelo/Talho, a Este e a Sul com Grade, da qual é separada pela ribeira de Porto Avelar e Rio Ázere. A Sul com Giela, da qual é também separada pelo Rio Ázere, e a Oeste com Prozelo através do Rio Vez.

Segundo os Censos 2021, o Couto conta com 646 habitantes, dos quais 352 são do sexo feminino e 294, do sexo masculino.








Os dados fornecidos pelos Censos 2021, demonstram que entre 2011 e 2021 a freguesia do Couto foi a segunda freguesia do Concelho de Arcos de Valdevez que conheceu uma variação positiva da população, na ordem de 5.04%, contrariando a tendência da variação negativa (-4,06%) na década anterior a 2011.





Densidade Populacional

Ao nível da densidade populacional, a freguesia possui 111,57 hab./km2, enquanto o índice de envelhecimento é de 480, o que revela notoriamente que apesar do Couto conhecer alguma população jovem, o crescendo contínuo do envelhecimento da população é inevitável.





Escolaridade

Em termos do nível de escolaridade, sublinha-se a prevalência de pessoas que possuem o ensino básico e mesmo as que não têm a escolaridade completa.

 


 Emprego

Atendendo à evolução da taxa de emprego entre 2001 e 2021, verifica-se que houve um aumento da população empregada, assim como se registam variações em termos do peso do emprego em cada um dos sectores económicos, ou seja: em primeiro lugar, observa-se a prevalência do sector secundário e terciário como principais fontes geradoras de emprego, pese embora o sector terciário ter conhecido um ligeiro decréscimo, passando de 58 em 2011 para 45 em 2021, do nº de pessoas empregadas, e, em segundo lugar, assinala-se que se manteve a população empregada no sector primário.

 





Migração

A migração é um fenómeno que carece de uma especial referência, na medida em que para além de indiciar o potencial de atratividade da freguesia para a população que imigra, também constitui uma fonte de informação importante que molda a estratégia de desenvolvimento da freguesia, a qual passa necessariamente por ações de integração social e económica. Assim, os Censos de 2021 referenciam que 10 pessoas vieram de outras freguesias do mesmo concelho; 61 pessoas vieram de outro município; 15 pessoas vieram do estrangeiro e, por fim, 53 pessoas retornaram após o período de emigração.

 


 




© 2024 Junta de Freguesia de Couto. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia